O que você precisa saber sobre Stephen Hawking

1654

Nascido 300 anos após a morte de Galileu Galilei (8 de janeiro de 1942), na Inglaterra, Stephen Hawking foi um Físico renomado que fez diferença para a Ciência durante seus 76 anos de vida. Hawking morreu, na manhã desta quarta feira (14 de março), no mesmo dia do nascimento de Albert Einstein, que foi também um cientista Físico. Em homenagem à Stephen Hawking, vamos falar nesse post tudo o que você precisa saber sobre ele.

A doença ELA

A causa da morte ainda não foi divulgada, mas como sabemos, Hawking sofria de uma doença degenerativa que não tem cura, a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). A ELA possui uma degeneração progressiva e afeta diretamente o primeiro neurônio do motor superior do cérebro e o segundo neurônio do motor inferior na medula espinhal. Devido a essa doença, ele se encontrava totalmente limitado, sem poder falar, comer, andar, se mexer. Foi então que o cientista adotou o software Equalizer, com um sintetizador de voz que ajudou Hawking a partir da sua vida adulta. Inclusive quando assumiu a cadeira de Isaac Newton na Universidade de Cambridge. Quando diagnosticado com a doença, aos 21 anos, seu médico lhe deu o prazo de 2 anos de vida, no máximo.

Stephen Hawking em seu escritório (1982)

Carreira na Ciência

Hawking entrou para o Departamento de Matemática Aplicada e Teorias Físicas da Universidade de Cambridge em 1962, quando começou sua pesquisa sobre Cosmologia. Sua tese do PhD teve o título “Propriedades da Expansão do Universo”. Enquanto professor, trabalhou com as leis básicas que regem o Universo. A Teoria da Relatividade, descoberta por Einstein, foi minuciosamente estudada por Stephen Hawking. Ele descobriu que ela teve seu começo no Big Bang e encerrou os buracos negros da terra.

O Cientista descobriu durante suas pesquisas, que os buracos negros não eram especificamente negros e que emitiam a “radiação Hawking”, termo definido como unidade de medida para a radiação emitida por eles. Dessa forma, Stephen descobriu que conforme os buracos emitiam mais radiação Hawking, tendiam a perder massa e desapareciam com o tempo. Todas as suas pesquisas e comprovações fizeram com que o cientista acreditasse que o Universo é regido pelas Leis da Física.

Hawking durante um discurso na NASA, em 2008, onde previu que os humanos não durarão mais mil anos na Terra.

Livros famosos

Stephen Hawking foi autor de diversos livros importantes sobre Física. Seu best-seller tem o nome de “Uma Breve História do Tempo”, publicado em 1988, onde fala de sua principal pesquisa sobre buracos negros e o Big Bang. Esse livro foi escrito enquanto a doença ELA tomava conta de sua coordenação motora e fala, por isso, o cientista ditou para sua secretária, pois já não conseguia mais escrever. Além de outras obras: Buracos Negros, Universos-Bebês e outros Ensaios (1994), O Fim da Física (1994), O Futuro do Espaço-Tempo (2005), entre muitos outros.

Hawking deixa três filhos e diversos prêmios muito bem conquistados por sua inteligência e por tudo que acrescentou para a Ciência.

Para saber um pouco mais sobre Stephen Hawking, indicamos o filme “A Teoria de Tudo”, de 2014, que conta toda a trajetória de Hawking na sua vida pessoal e acadêmica. Veja o trailer: