O que mais cai no Enem – o que estudar?

1049
Postado: 19 de outubro, 2021 - Atualizado: 22 de outubro, 2021
o que mais cai no enem

Se você estuda ou já estudou alguma vez para algum vestibular, sabe que a gama de conteúdos programáticos é imensa. Mas com uma certa ordem, é possível organizar  todos esses conteúdos, saber o que mais cai no Enem e determinar quais assuntos estudar e priorizar.

E para fazer essa organização, nada melhor do que saber quais assuntos são mais cobrados na prova do Enem em cada área do conhecimento:

  • Linguagens e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias;
  • matemática e suas tecnologias.

Dessa forma, tendo em mente o que é mais recorrente na prova, fica muito mais fácil montar um cronograma adequado para tirar uma boa nota na prova. 

Então se liga na lista que preparamos pra você com o que mais cai no Enem! 

Linguagens e suas Tecnologias

Essa área do conhecimento abrange as matérias de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, educação física e arte.

Língua portuguesa 

A prova de língua portuguesa no Enem é repleta de textos e exige do candidato muita atenção e interpretação para resolver as questões. 

E mais do que questões focadas na gramática portuguesa, a prova aborda temas da atualidade. E se preocupa em avaliar o senso crítico, capacidade de leitura e compreensão do aluno perante os temas tratados. 

Mas, não é por esse motivo que o estudo técnico da língua deve ser deixado de lado. Pois, é justamente o domínio da norma culta da língua que auxiliará o estudante a interpretar e resolver as questões. 

1. Interpretação de texto 

A interpretação de texto é importante não só para a prova de língua portuguesa em específico, mas para todas as demais questões.

Isso porque a interpretação consiste na leitura e compreensão do texto e do comando solicitado. O que é essencial para conseguir chegar a conclusão da alternativa correta. 

2. Análise de discurso 

A análise de discurso trata-se de perceber através da leitura qual é a classificação que o texto se encaixa e em qual contexto está inserido. Ou seja, analisar se o texto é descritivo, narrativo, injuntivo, etc, e entender o propósito de ele ter sido escrito.

3. Figuras de linguagem

Entre o que mais cai no Enem em língua portuguesa, estão as figuras de linguagem. Entre elas, as mais recorrentes são: metáfora, metonímia, sinestesia e comparação. 

As figuras de linguagem servem para aprimorar as formas de comunicação e torná-la mais expressiva.

Literatura  

A literatura cobrada no Enem exige do aluno, de certa forma, uma visão crítica sobre cada período literário, seu contexto social e demais características. Sendo os assuntos mais cobrados:

1. Escola literárias 

As escolas literárias estão entre os assuntos que mais caem no Enem. E mais do que o estudo das características de cada escola, é fundamental compreender o contexto histórico de cada período. Algumas escolas mais cobradas são: Modernismo, Romantismo, Barroco e Naturalismo. 

2. Autores

Alguns nomes de grandes autores, como Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade e Machado de Assis são recorrentes na prova do Enem. Dessa forma, estudar suas biografias, obras e contribuições para a literatura é essencial. 

3. Funções da linguagem 

O que mais cai no Enem na parte de literatura é também as funções da linguagem. Algumas são: função metalinguística, função emotiva, função poética, entre outras. É importante estudá-las para entendermos o sentido do texto e o que ele quer expressar aos leitores.

Língua estrangeira 

A língua estrangeira cobrada na prova do Enem pode ser escolhida por cada estudante no momento em que é realizada a inscrição no exame. Logo, cada prova terá a língua estrangeira preferida pelo aluno. logo, ele deve estudar toda sua composição gramatical e ter a capacidade de interpretá-la em formas textuais. 

Educação Física 

Normalmente a matéria de educação física avalia nos candidatos o conhecimento a respeito de diversas culturas e o olhar crítico sobre as questões sociais. Logo, suas questões, se relacionam com temas de saúde, preconceito e movimentos à prática esportiva. 

1. Esportes coletivos 

O Enem costuma muito trabalhar com o conceito de trabalho em equipe e aceitação das diferenças. Para isso, nada melhor que abordar os esportes coletivos. Esses, são meios eficientes de desenvolver diversas habilidades relacionadas a essas práticas.

Portanto, saber quais são os esportes coletivos e como eles funcionam, é interessante para se garantir nesta área do conhecimento. 

2. Dança

Expressões culturais também são abordadas pelo Enem na matéria de educação física. E uma delas é a dança, que muitas vezes pode ter fins esportivos e recreativos.

3. Lutas      

As lutas contribuem para vários aspectos do desenvolvimento social, como equilíbrio, força, e respeito pelo próximo. Elas também abrangem as diversidades comportamentais e históricas de cada cultura. 

Nesse sentido, é interessante estudar o assunto com atenção a esses itens. 

Arte 

De forma geral, a prova de arte exige do aluno a capacidade de interpretar trabalhos artísticos e levar em conta seu contexto histórico e social. Portanto, veja o que mais cai no Enem na matéria de arte são: 

1. Arte Contemporânea 

A Arte Contemporânea compreende toda a arte produzida da metade do século XX até os dias atuais. E alguns segmentos desse período mais cobrados pelo Enem são: bory arte, arte digital, hip hop e grafite. 

2. Vanguardas 

As Vanguardas surgiram no início do século XX e trouxeram novas maneiras de fazer arte e de se expressar. No Enem as mais cobradas são: expressionismo, cubismo e surrealismo. 

3. Modernismo 

Com as ideias e inovações causadas pela Semana da Arte Moderna, o Modernismo é um período em que os artistas brasileiros se inspiraram em obras europeias para criar arte nacional. 

Ciências Humanas e suas Tecnologias 

Essa área do conhecimento abrange temas sobre a relação das pessoas com a sociedade. Tanto no âmbito político quanto no âmbito histórico e ambiental. 

As matérias que fazem parte da área de ciências humanas são geografia, história, sociologia e filosofia. Então se liga em quais são os assuntos mais recorrentes em cada uma delas!

Geografia

1. Problemas ambientais 

O Enem costuma trazer questões que relacionam as atividades antrópicas e as transformações causadas no meio ambiente. Por isso, é importante o aluno estudar os impactos ambientais gerados pelo homem, os efeitos e soluções.

Alguns dos assuntos que mais aparecem na prova são: a industrialização, aquecimento global, mudanças climáticas, recursos naturais, entre outros.

2. Geografia física 

Questões que cobram o conhecimento de relevo, clima e vegetação de lugares específicos são comuns na prova do Enem. 

Logo, se o estudante pretende tirar uma boa nota, não deixe de estudar os diferentes tipos de solo, salinização do solo, tipos de clima, diferentes tipos de vegetação, etc. 

3. Água 

A água tem uma extrema importância para a vida na Terra. Por isso, ela é abordada frequentemente no Enem e demais vestibulares.

Sobre esse recurso tão necessário para a vida humana, é importante estudar: escassez de água, poluição da água, rios do Brasil e saneamento básico. 

História

No Enem os conteúdos mais cobrados nessa matéria são referentes à história nacional. E alguns outros assuntos pontuais de história geral. 

Então, bora ver o que mais cai no Enem na matéria de história? Se liga!

1. História do Brasil 

Normalmente as questões de história possuem longos textos e imagens, por isso o aluno deve ter muita atenção às alternativas para responder a questão.

Alguns tópicos importantes são: Brasil Colônia, Segundo Reinado e Ditadura Militar.

2. Revolução Industrial 

Um dos tópicos mais cobrados no Enem. Aqui é importante saber as características, ideias, filósofos e pensadores da época.

3. Roma Antiga 

Característica sociais e econômicas do Império, arte e pensadores da época são importantes estudar para estar bem preparado para a prova de história do Enem. 

Alguns outros tópicos recorrentes no exame são: formação do reino, república e império, conquistas territoriais, pinturas e esculturas. 

Sociologia 

Na prova de sociologia, são cobrados pensadores e seus conceitos. E tudo isso aplicado em teorias sociais e direitos. 

1. Sociologia geral 

A maior parte da prova de sociologia é composta de questões que abordam temas culturais, políticos, modelos de produção e fatores econômicos. 

2. Diversidade Cultural

Um tema super recorrente no Enem é a diversidade cultural. Algumas diversidades que você precisa estar ciente são: cultura indígena, europeia e africana.

3. Teorias Sociológicas  

Teorias sobre a revolução tecnológica, comportamentos sociais, as diferentes identidades, e alguns outros são temas que são cobrados pela prova do Enem. 

Filosofia 

Grandes pensadores são cobrados pelo exame do Enem, incluídos em todo seu contexto histórico. Logo, o que mais cai na matéria de filosofia é: 

1. História da filosofia 

Conhecer as principais correntes filosóficas e os acontecimentos mais relevantes de cada período é a base para entender a filosofia e também para conseguir se situar nas questões cobradas pela prova.

2. Correntes filosóficas 

Algumas correntes que mais caem no Enem são: sofismo, idealismo, racionalismo, humanismo, empirismo, escolástica, entre muitas outras. 

3. Ética

Temas que envolvem ética, política, metafísica e conhecimento sobre o ser humano são imprescindíveis nos cronogramas de estudo dos vestibulandos. 

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 

As questões que estão inseridas na área de ciências da natureza, normalmente são contextualizadas com o nosso cotidiano. Uma situação exemplar é quando você precisar analisar um problema e depois apresenta possíveis medidas para solucioná-lo.

As matérias que foram incluídas nesta área do conhecimento são física, química e biologia. Entre o que mais cai no Enem nessa área, estão os seguintes conteúdos: 

Biologia

A biologia, normalmente traz temas mais atuais e de forma geral relacionados à ecologia, fisiologia humana, genética e citologia.

1. Ecologia 

Sem dúvidas esse é outro tema mais cobrado pelo Enem. Conceitos como nicho, habitat natural, cadeia alimentar e aquecimento global que “batem ponto” na prova. 

2. Genética 

Análises de heredogramas, DNA e questões de mutações são conceitos que devem ser estudados para a realização da prova. 

Normalmente, esse conteúdo não é abordado de forma complexa, mas sim conceitos básicos inseridos em um contexto. Por isso, a interpretação é essencial para resolver questões como essa. 

3. Fisiologia animal 

Conceitos básicos sobre o sistema dos animais, suas funções e os órgãos que os compõem são conceitos que precisam estar claros na cabeça de qualquer vestibulando. Pois esses são assuntos recorrentes nas provas. 

Química 

As questões de química também buscam contextualizar o conteúdo com fatos do cotidiano. Logo, o estudo de química se torna muito mais prático e próximo da realidade dos estudantes.

1. Química orgânica 

Reações orgânicas e problemas com diferentes reagentes é imprescindível ser estudado na matéria de química. 

2. Soluções

Aqui é importante saber o que é uma solução, mistura e solvente e relacionar com as diferentes propriedades. 

3. Moléculas

Para resolver as questões sobre esse tema é importante saber relacionar as propriedades físicas, químicas, biológicas. E saber as nomenclaturas para interpretar os problemas.

Física 

A física estuda os diferentes fenômenos da natureza. E, mais uma vez, é uma matéria que contextualiza as situações-problemas com fatos do cotidiano. 

2. Eletrodinâmica

Essa matéria costuma trazer questões que envolvem equipamentos elétricos ou circuitos domésticos. Logo, para se dar bem nessa parte da prova é importante que o aluno saiba calcular tensão, resistência e corrente.

2. Termologia

Aqui, é necessário que o aluno saiba o conceito de calor. Suas formas de transmissão, e claro, todos os cálculos que implicam esse tema. 

3. Ondulatória

Saber o conceito de velocidade, frequência e intensidade são super importantes. E dentre o assunto de ondas, o mais cobrado é o som. 

Matemática e suas tecnologias

Matemática costuma ser a área mais temida pelos estudantes. Isso porque, ela tem um peso maior na composição da nota final. 

As questões de matemática no Enem, assim como todo o restante da prova, demandam uma grande capacidade de interpretação e raciocínio lógico.

O que mais cai em matemática no Enem é: 

1. Grandezas proporcionais

Grandezas proporcionais são: razão e proporção, regra de três e porcentagem. Em geral, é o que é mais cobrado na prova. Normalmente, esse conteúdo é abordado em questões variadas do cotidiano.

2. Estatística e gráficos 

A interpretação de gráficos é essencial para se dar bem na prova de matemática. E cálculos que envolvem média, moda e mediana são conteúdos recorrentes. 

3. Aritmética 

A aritmética envolve questões de cálculos simples. Como frações e números decimais relacionados a questões do cotidiano. 

Ufa, a lista é grande! Mas com muita organização e sabendo priorizar os conteúdos mais relevantes, é possível se preparar bem até o dia da prova. 

Espero que esse artigo te ajude nos estudos e a alcançar uma boa nota no Enem! E para te auxiliar ainda mais nessa caminhada, leia o próximo artigo do blog sobre como planejar os estudos até o Enem