O profissional de Letras e suas áreas de atuação

709
Letras

Escolher um curso universitário e, consequentemente, uma carreira não é uma atividade nada fácil. Há muitas opções e nem sempre conseguimos nos encaixar em algo, ou pensar em apenas um curso que possa nos trazer uma realização pessoal. Pensando nisso, o QG do Enem preparou uma matéria sobre o profissional de letras e suas possibilidades de atuação, para ajudar você a pensar melhor no seu futuro. Vem conferir!

O curso de letras dura em média quatro anos, e o aluno tem a possibilidade de escolher não só entre licenciatura e bacharelado, como também se deseja estudar um segundo idioma. Dentre as habilitações oferecidas na maioria das universidades estão o inglês, o espanhol, o latim, o francês e o alemão. Desse modo, ao longo da graduação, estuda-se o funcionamento da língua portuguesa, das línguas estrangeiras e suas respectivas literaturas. Além disso, para se ingressar na faculdade de letras é essencial que o aluno tenha interesse pela leitura, pela escrita e por conhecer novas culturas, já que esses elementos norteiam o curso.

O profissional de letras ou letrólogo possui uma área de atuação bastante ampla, não se restringindo apenas ao ambiente acadêmico. Ele pode atuar nas áreas de tradução, editoração, interpretação, revisão e produção textual, por exemplo.

No ramo da tradução, o profissional formado em letras pode atuar traduzindo textos do português para um idioma estrangeiro e vice versa. Como precisamos da escrita em todas as áreas do conhecimento, há oportunidades de tradução de livros, manuais, filmes, campanhas publicitárias e até mesmo bulas de remédio!

Na área da editoração, o letrólogo é capacitado para editar textos de todos os tipos e gêneros, adaptando o conteúdo que vai ser publicado e definindo o seu formato com base no perfil da empresa. Além disso, a editoração caminha ao lado da revisão, que é a área que corrige ortografia, gramática e a estrutura dos textos. Imagina que legal, ler em primeira mão aquele livro que todo mundo está esperando lançar?

No campo da produção textual, é possível atuar escrevendo seja por conta própria, seja para agências. Nessa área é comum a produção de livros, matérias jornalísticas, roteiros, conteúdos para sites e blogs (como o QG do Enem) e textos publicitários.

A interpretação é um ramo bastante requisitado, e o profissional de letras pode ser responsável por fazer traduções simultâneas em reuniões, congressos, conferencias, eventos culturais, intermediando assim, o contato entre dois falantes de idiomas distintos. Já imaginou ter que ouvir uma outra língua e quase que automaticamente traduzi-la? Muita responsabilidade, né?

Por fim, caso o graduado em letras opte pela licenciatura, ele é habilitado a dar aula no ensino fundamental, no ensino médio e no ensino superior. No entanto, para dar aula no ensino superior a maioria das faculdades exigem uma pós-graduação. 

Portanto, como foi possível perceber, o curso de letras oferece grandes oportunidades, e quem se forma nesse curso encontra um mercado de trabalho bastante amplo e diversificado. No entanto, é fundamental lembrar que ao escolher um curso universitário, é importante levar em consideração aquilo que nos faz feliz e o que nos realiza. Assim, a vida se torna muito mais leve e trabalhar e estudar não se torna um sacrifício.

Continue acompanhando nossas dicas e conheça nossos cursos clicando aqui!

COMPARTILHE
Artigo anteriorLeitura e Artes
Próximo artigoA física presente no futebol
Avatar
Graduanda em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É apaixonada pela cultura e história da América Latina e sonha em conhecer todo esse continente. Além disso, tem interesse pela área das artes e pela área da comunicação. Seu objetivo de vida é ser professora e fazer diferença na vida das pessoas.