Nota do ENEM para Universidades no exterior

É possível usar a nota do ENEM para estudar em Universidades no exterior. Descubra quais são as Universidades e como se planejar.

302
nota do enem para universidades no exterior

Que o ENEM abre portas para o ingresso em Universidades públicas do Brasil todo vestibulando sabe. Agora, e usar a nota do ENEM para Universidades no exterior? É possível? Siiiiim!

nota do enem para universidades no exterior

Muitos estudantes tem o sonho de ingressar na graduação e fazer intercâmbio para outros países, mas o que muitos não sabem é que não é necessário esperar chegar o momento do intercâmbio para conseguir estudar em uma Universidade no exterior. O Exame Nacional do Ensino Médio possibilita a concretização desse sonho. Separamos todas as informações necessárias para entendermos como usar a nota do ENEM para cursar a graduação fora do Brasil:

Portugal

Desde 2014, o ENEM é aceito em, ao menos, 34 instituições do país. Na Universidade de Coimbra, situada na região Beira Litoral, sub-região do distrito de Coimbra, é necessário ter no mínimo 600 pontos no Exame. A escala da nota usada pela UC é diferente da que usamos aqui, mas o peso das áreas de conhecimento é bem parecido. No site da Universidade é possível encontrar todas as informações para essa forma de ingresso.

A Universidade de Lisboa, localizada na capital do país, aceita estudantes que fizeram o ENEM dentro os últimos 3 anos do Exame e que tenham o diploma do Ensino Médio. Para dúvidas, é possível entrar em contato com o e-mail: estudanteinternacional@ulisboa.pt

A Universidade de Leiria possui um Edital para o processo de seleção de estudantes internacionais. É possível acompanhar o cronograma e passos do processo seletivo pelo site da Universidade. Leiria é uma província no litoral português com cerca de 63.000 habitantes.

A Universidade do Algarve vai começar seu processo seletivo em dezembro deste ano, para os cursos de licenciatura e mestrado integrado. É necessário ter a nota de, no mínimo, 500 pontos em redação e 475 pontos nas outras áreas de conhecimento (em cada uma). A Universidade permite que o estudante use sua nota de qualquer uma das edições anteriores. A anuidade da Universidade varia entre 3.000 e 4.000 euros e podem ser pagas em até 8 mensalidades. Os candidatos que possuírem melhor classificação, poderá ter sua anuidade reduzida em 1.100 euros. Essas e outras informações estão no site da Universidade.

Outros países

Portugal é o único país com a parceria firmada com o Ministério da Educação daqui do Brasil, mas algumas outras Universidades aceitam o ENEM como forma de ingresso. Acontece que nem sempre só a nota é útil para o processo seletivo. As Universidades de Oxford, Bristol e Kingston, no Reino Unido, podem solicitar a realização do vestibular próprio de cada uma. Por isso, é importante ter o inglês fluente.

É importante destacar que as Universidades não possuem convênio financeiro com o Brasil, ou seja, não há nenhum financiamento por parte do governo brasileiro que cubra a parte financeira da permanência em outro país. Por isso, é importante se planejar e verificar as condições de cada cidade para se manter durante o período da graduação escolhida.

Os melhores professores do Brasil podem te preparar para Universidades no exterior. Escolha seu curso no QG do ENEM!

COMPARTILHE
Artigo anteriorUm mês para o ENEM: e agora?
Próximo artigoFísica e o Rock in Rio
Avatar
Graduanda em Comunicação Social (Estácio de Sá) e Ciências Sociais (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Tem afinidade com a área de Ciências Humanas e é Analista de Mídia e Marketing. Ama gatos, viajar, ver séries e filmes de todos os tipos!