Mudanças ENEM

1988
mudanças enem



Os nervos estão à flor da pele desde a divulgação feita pelo Ministério da Educação sobre as mudanças na formulação da prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Mas CALMA! Muitos vestibulandos estão achando que essa mudança é para o próximo ENEM, mas o atual Ministro da Educação, Rossieli Soares, afirmou que o ENEM 2019 permanecerá com o mesmo método dos anos anteriores.

Acompanhe tudo sobre ENEM e vestibulares!

O que vai mudar?

Os dois dias de prova se manterão, mas a principal mudança será ligada às matérias da prova. Como todos sabem, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), está para ser implementada nacionalmente e promete reformar o método de ensino definindo matérias básicas obrigatórias e outras opcionais, dando ao aluno a autonomia de escolher a área de conhecimento que tem mais afinidade. O objetivo é igualar a educação no Brasil, ou seja, alunos de escolas particulares e de escolas públicas terão acesso aos mesmos conteúdos nas escolas.

Dessa forma, o estudante que fizer o ENEM 2021, realizará o primeiro dia do Exame baseado na BNCC com as matérias “básicas” e o segundo dia terá foco na área de conhecimento escolhida, que provavelmente será a que foi estudada durante todo o Ensino Médio.

A presidente do Inep, Maria Inês Fini, divulgou que o Exame também diminuirá sua carga de questões, que atualmente se resume em 180 questões, sendo 90 para cada dia de prova.

Essas mudanças, quando anunciadas, dependiam a aprovação da BNCC, que foi aprovada no dia 4 de dezembro de 2018.

E aí, o que você acha dessas mudanças? Conta pra mim por e-mail mari@enem.com.br

Quer estudar para o ENEM 2019? Então vem pro QG!

COMPARTILHE
Artigo anterior50 anos do AI-5
Próximo artigoO ano de um vestibulando resumido em 12 gifs
Graduanda em Comunicação Social (Estácio de Sá) e Ciências Sociais (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Tem afinidade com a área de Ciências Humanas e é Analista de Mídia e Marketing. Ama gatos, viajar, ver séries e filmes de todos os tipos!