Melhores Universidades do Brasil em 2019

Confira quais são as melhores Universidades no ranking atualizado com dados do Datafolha, Censo Inep, CNPq, entre outros.

1004
melhores universidades do brasil

Como escolher a Universidade ideal para estudar? Todas as Universidades Federais e Estaduais são boas? Qual é a melhor? Esses questionamentos fazem todo sentido para vestibulandos do país e as respostas deles devem colaborar para a escolha da Universidade. Por isso, vamos falar sobre o ranking nacional que categorizam as Melhores Universidades do Brasil, o RUF (Ranking Universitário Folha).

Como é feito esse ranking?

Todas as Universidades ativas no país são avaliadas. Em 2019, são 197 no total. Os cursos são todos presenciais, bacharelados, licenciaturas e ABI (Área Básica de Ingresso). Os resultados vêm da união de pesquisas como: Enade, Datafolha, CNPq, Scielo, Censo do Ensino Superior Inep e Capes.

melhores universidades do brasil

Pontos levantados pela análise

Pesquisas, ensino, mercado, inovação e intercionalização. Tendo pesquisas e ensino o peso maior na análise. Na parte de mercado, as pesquisas do Datafolha sobre esse tópico são usadas o levantamento de dados.

Quais Universidades públicas se destacaram em modo geral?

1º USP (Universidade de São Paulo)

2º UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas)

3º UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

4º UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)

5º UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

6º Unesp (Universidade Estadual Paulista)

7º UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)

8º UFPR (Universidade Federal do Paraná)

9º UnB (Universidade de Brasília)

10º UFPE (Universidade Federal de Pernambuco)

O RUF também avalia os cursos de graduação de cada Universidade participante da pesquisa. Confira quais são as três melhores Universidades para estudar:

Medicina:

USP (Universidade de São Paulo), UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Direito:

USP (Universidade de São Paulo), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e UnB (Universidade de Brasília).

Arquitetura e Urbanismo:

USP (Universidade de São Paulo), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Comunicação:

UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Psicologia:

UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e UnB (Universidade de Brasília).

Estude com o QG do ENEM e seja aprovado na Universidade que você sonha