FUVEST 2018: 2ª fase foi aplicada durante 3 dias

313

A segunda fase da FUVEST 2018 aconteceu nos dias 7, 8 e 9 de janeiro. Nessa etapa do vestibular, 19.690 candidatos participaram e tentaram concorrer a uma vaga dentre as 8.402 ofertadas para o ingresso na Universidade de São Paulo em 2018. Também foram convocados 2100 candidatos na condição de treineiros.

Primeira prova

No primeiro dia (7), os candidatos realizaram a prova de redação e literaturas, interpretação de texto e gramática. Cada prova valia 50 pontos, tanto a de Redação quanto a de Língua Portuguesa e Literatura que tinham 10 questões para resolução cada. O tema da redação foi “Devem existir limites para a arte?” e vinha acompanhado de textos jornalísticos sobre a exposição Queer Museu no Santander Cultural em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Em setembro, a exposição sobre diversidade sexual foi retirada do museu devido à protestos nas redes sociais sobre o conteúdo das artes.

Segunda prova

No segundo dia (8), as disciplinas Biologia, Física, Geografia, História,
Inglês, Matemática e Química foram abordadas em 16 questões, sendo todas com o mesmo valor. Essa prova valia 100 pontos no total. No Manual do Candidato, a Fundação informou que, assim como nos anos anteriores, a prova teria cunho interdisciplinar, mas esse ano a prova foi considerada pouco interdisciplinar. As questões de Matemática e Física foram as mais difíceis de toda a prova.

Terceira prova

No último dia (9), a prova foi específica de acordo com a opção de curso escolhida pelo candidato. Haviam 12 questões de 2 ou 3 matérias referentes à área valendo 100 pontos no total.

As provas podem ser encontradas no site da Fundação.