Enem Seriado: entenda a nova forma de ingresso no Ensino Superior

Entenda como funcionará o Enem seriado e como as provas irão servir como forma de ingresso para o Ensino Superior.

2030
Postado: 15 de maio, 2020
enem seriado

O Enem seriado foi anunciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e informado que o terá início em 2021. Foi garantido pelo Instituto que o Enem tradicional não deixará de existir. Atualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio é uma das principais formas de ingressos no Ensino Superior brasileiro.

Como funcionará o Enem seriado?

Os estudantes que realizarem as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica, conhecido como Saeb, poderão utilizar seus resultados para ingressar no Ensino Superior ao final dos três anos do Ensino Médio. Dessa forma, os primeiros ingressos nas Universidades e Institutos federais acontecerão a partir de 2023.

A cada ano, o estudante realizará sua prova e acumulará pontos para o fim do terceiro ano, quando poderá entender se teve o conceito suficiente para usá-los no ingresso à graduação.

enem seriado

Quais serão os conteúdos das provas?

No primeiro ano, em 2021, as provas serão realizadas em cima dos conteúdos do primeiro ano do Ensino Médio. No segundo ano, 2022, as provas terão conteúdos do primeiro e segundo ano. E, no terceiro ano, em 2023, as provas terão conteúdos do primeiro, segundo e terceiro ano (método de avaliação semelhante ao Enem tradicional).

Como serão essas provas?

As provas serão digitais e serão realizadas em mais de um dia, para contemplar todos os alunos que desejam realizá-las. Tablets serão disponibilizados pela Secretaria de Educação e as provas deverão ser realizadas nesses aparelhos.

O Inep informou ainda que as notas do Enem seriado poderão ser utilizadas em programas do Governo que também possibilitam o ingresso ao Ensino Superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o financiamento do curso de graduação em uma Universidade particular e o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudos de até 100% para estudantes de baixa renda.

Fique por dentro de todas as notícias sobre o Enem e vestibulares