ENEM 2019: Impressões sobre a prova de Humanas

O que nossos professores acharam sobre a prova de Humanas do ENEM 2019.

3407
humanas ENEM 2019

Nos primeiros domingos de Novembro de 2019, cerca de 4 milhões de candidatos prestaram a prova do ENEM. Nas semanas anteriores à realização das provas, o QG do ENEM preparou um cronograma especial em seu Blog e no canal de Youtube para revisar os temas mais recorrentes no exame em todos os anos. Como esperado, muitas previsões se concretizaram para a prova de humanas ENEM 2019!

humanas ENEM 2019

Além disso, no primeiro domingo de provas, em parceria com o Portal R7, o QG do ENEM realizou um gabarito extra-oficial das provas de Humanas, Linguagens e Redação. Após a correção, nossos professores fizeram alguns comentários gerais a respeito da prova. Hoje, conferiremos os feedbacks da prova de Humanas. Confira só o que nossos professores acharam:

História

Professor Márcio Branco:

“Com as recentes mudanças políticas, foi-se teorizado diversas mudanças a respeito da cobrança da prova. No entanto, como nós esperávamos, não houve ruptura. O Curso Completo do QG abarcava todas as questões”

Professor Gabriel Milaré:

“A prova seguiu um padrão de cobrança a respeito de noções de cidadania, sejam oficiais como na questão de constituição de 1824 ou não-oficiais como na revolta da vacina. O conteúdo não deixou de ser importante, mas a capacidade de interpretação para ir além do texto também se demonstrou necessária.”

Professor Gilbert Patsayev:

“A prova não fugiu de nossas expectativas. Focou em temáticas envolvendo o indígena, a mulher e o negro como minorias sociológicas. O nível em geral foi fácil sem muitas dificuldades. Nossa Revisão foi crucial nesses pontos.”

Filosofia / Sociologia

Professora Cristiane Cândido:

“A prova de filosofia manteve uma cobrança conteudista, com um marco muito importante que foi a prova de 2018. Caíram autores recorrentes como Foucault, Descartes e Santo Agostinho.”

“Já a prova de Sociologia também manteve um padrão de abordagem como temas relacionados à cidadania, cultura e patrimônio”

Geografia

Professora Beatriz Velloso:

“Foi uma prova coerente, com temas que costumam sempre cair, como agricultura e qualificação de mão de obra. Além disso, algumas temáticas bem atuais no contexto atual brasileiro, como a questão de bônus demográfico.”

Professor João Felipe:

“O que me chamou atenção nessa prova é que algumas questões utilizavam-se de termos complicados para cobrar uma temática mais simples. Isso é que pode ter complicado alguns alunos na hora da prova.”

Leandro Lima:

“A prova respeitou o edital de Habilidades e Competências, com assuntos tradicionais, como espaço rural, geomorfologia e clima. Acredito que foi sim uma prova difícil, mas que vai ser bem valorada pelo TRI. O que eu acredito ter faltado foi algumas questões envolvendo impactos de problemas ambientais.”

É importante ressaltar também que o número de acertos em si não é necessariamente decisivo em sua nota. A valoração TRI também deve ser levada em consideração antes que o aluno tenha uma avaliação decisiva a respeito da prova.

Confira nosso gabarito extra-oficial do dia de humanas ENEM 2019, clicando aqui!