Como usar a nota do ENEM além do SISU?

Além do SISU, existem diversos meios de usar a nota do ENEM para ingressar em uma Universidade. Conheça mais sobre cada um e se planeje para 2020!

2635
como usar a nota do enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova que, com seu resultado, possibilita a entrada de estudantes nas Universidades. O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é o principal processo seletivo usado pelos vestibulandos que fizeram o ENEM. Mas existem outros meios de ingressar em uma Universidade sem ser pelo SISU. Falaremos deles a seguir:

como usar a nota do enem

Universidades públicas

Existem algumas Universidades pelo Brasil que acrescentam a nota do ENEM aos seus vestibulares. Normalmente, o processo se dá com a realização de provas desenvolvidas pelas comissões de cada Universidade somando à nota do ENEM do ano correspondente. É necessário conferir o Edital de cada Universidade para confirmar se a nota do ENEM é aceita. As principais Universidades do país que usam desse meio são: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Conheça mais sobre algumas Universidades do país

Universidades no exterior

Não é só no Brasil que o ENEM é uma porta de entrada para o Ensino Superior. Diversas Universidades na Europa, principalmente em Portugal, utilizam a nota para avaliar a entrada de estudantes em cursos de graduação. Saiba quais Universidades adotam esse método e detalhes sobre cada uma delas.

Universidades particulares

Muitas Universidades particulares do país usam da nota do ENEM para selecionar alunos para seus cursos de graduação. Em sua maioria, usam a nota para oferecer descontos nas mensalidades, como é o caso da Estácio de Sá (UNESA).

Já em outras Universidades, como a Pontifícia Universidade Católica (PUC), é necessário fazer o vestibular da PUC e usar a colocação do ENEM para ganhar bolsa integral. Todas as informações detalhadas se encontram no site sobre o vestibular de cada unidade do Brasil.

Além disso, o Programa Universidade para Todos seleciona estudantes que fizeram o ENEM e cursaram todo o Ensino Médio no ensino público para Universidades particulares com bolsas integrais. O processo seletivo do ProUni acontecerá no início de 2020, ainda sem data confirmada.

O Financiamento Estudantil, que é um financiamento do Governo, também é uma forma de ingressar em Universidades privadas para cursar a graduação. No Fies, os estudantes fazem o financiamento para pagar as mensalidades após a conclusão do curso. Assim como o ProUni, o Fies abrirá seu processo no início do próximo ano.

Aqui no blog é possível acompanhar todas as notícias sobre ENEM e vestibulares do Brasil!