Atualidades 2018: Trump; Israel; Irã x Arábia Saudita

1769
atualidades 2018

Com a chegada de 2018, é hora de ter concentração total nos estudos. O ENEM é uma prova bem contextualizada dento de datas comemorativas e últimos acontecimentos. Por esse motivo, para garantir uma boa nota no exame é essencial estar por dentro dos assuntos mais em alta na mídia, tanto do Brasil quanto no mundo, já que temas atuais podem servir de contextos para muitas questões, além da redação. Separamos alguns assuntos bombantes do momento para traçarmos uma breve explicação: Trump & Jerusalém; Irã x Arábia Saudita; Israel x Palestina.

Os Estados Unidos mantinham uma relação diplomática com os países muçulmanos até dezembro de 2017, quando o presidente Donald Trump reconheceu Jerusalém como a capital de Israel. Trump foi além, afirmando que a cidade é “a capital escolhida pelos judeus desde muito tempo”. Depois do discurso, palestinos chamaram a população para protestar durante três dias e as demonstrações já começaram na Faixa de Gaza.

Israel e Palestina afirmam que Jerusalém é sua capital, uma vez que é considerada uma cidade sagrada tanto para judeus quanto muçulmanos. O parlamento israelense fica em Jerusalém, mas do lado oeste, lado controlado por Israel desde 1949. Em 1967, o país capturou e anexou o lado leste da cidade, que pertencia à Palestina. A comunidade internacional considera o lado leste de Jerusalém como território ocupado. A questão é que o lado ocupado possui templos sagrados para ambas as religiões. A Palestina sugere dividir Jerusalém em duas partes e ficar com o lado leste de volta, mas o governo israelense não considera nenhuma concessão.

Outro tópico importante é a relação entre Arábia Saudita e Irã. O jogo pelo poder entre os dois países já dura mais de 40 anos. A Arábia Saudita sempre se considerou o líder nato do mundo muçulmano. Porém, em 1979, surgiu o Ayatollah Khomeini junto da Revolução Islâmica do Irã. De repente, a Arábia Saudita tinha um vilão. Hoje em dia, o Teerã influencia boa parte do Oriente Médio, desde o Irã até o Líbano. Sendo assim, a Arábia Saudita se sente ameaçada no seu próprio quintal. Além disso, não podemos esquecer da religião nesse impasse, cada país representa dois campos rivais dentro do islã. A Arábia Saudita é Sunita e o Irã Xiita.

O QG do ENEM preparou uma aula ao vivo, online e gratuita no dia 15 de janeiro, às 20 horas (horário de Brasília). O professor Orlando Stiebler abordará os seguintes temas: a relação Israel e Palestina; Trump e o reconhecimento de Jerusalém; e a relação entre Irã e Arábia Saudita.

O curso Atualidades está incluso no cursos Completo Enem  2018. O QG do Enem é uma empresa que oferece cursos online preparatórios para o ENEM e para vestibulares desde 2013 e faz parte do Grupo Eleva Educação, em parceria com o CERS. O Grupo Eleva é uma das maiores holdings de escolas do Brasil e dona da escola Pensi – 1ª colocada no ENEM no Rio de Janeiro. Já o CERS é uma das maiores instituições de ensino jurídico a distância do país. Conheça o curso aqui.